quarta-feira, 1 de setembro de 2010

XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação










O comportamento dos motoristas é a maior causa de acidentes de trânsito. Muitos
motoristas dirigem em alta velocidade, ingerem bebidas alcoólicas ou usam drogas,
desrespeitam a sinalização, faltam com educação pensando somente em si mesmo e poluem
o meio ambiente. O motorista pode colocar em risco a própria vida como a de outras
pessoas, principalmente de pedestres que na maioria das vezes saem mortos ou feridos.
A atitude de um bom comportamento no trânsito só depende da consciência de cada um. Um
trânsito com baixos índices de mortos é a maior recompensa.

Palavras-chave: trânsito; acidentes; comportamento; animal; respeito.

1 INTRODUÇÃO

Existem várias regras no trânsito, como obedecer ao sinal vermelho, respeitar o
limite de velocidade, usar o cinto de segurança, não jogar qualquer tipo de bebida, comida
ou objeto para fora do veiculo e respeitar os outros motoristas. Porém, há quem não
obedece a essas regras e isso acaba danificando a segurança no trânsito. A segurança e o
respeito no trânsito é um dever de cada um, todos são responsáveis pelos acidentes e suas
conseqüências. Portanto, todos devem se esforçar para tornar o trânsito mais seguro,
obedecendo a ás leis de trânsito.
Pensando nisso, o spot animal no trânsito tem o intuito de conscientizar as pessoas a
não ter atitudes erradas no trânsito. A utilização do rádio foi definida por ser um meio de
informação eficaz em função de suas características, tais como atualidade, rapidez,
simultaneidade e instantaneidade. O rádio tem a capacidade de ser alcançado por um
público muito diversificado, sendo assim, é considerado um meio de comunicação que não
tem fronteiras, pode estar presente numa cidade do interior ou em pontos mais remotos. O
rádio com sua mobilidade faz com que as mensagens sejam compartilhadas com outras
atividades do dia-a-dia, os ouvintes estão dirigindo ou então até trabalhando enquanto estão
ouvindo.

2 OBJETIVO

Conscientizar o público através do meio rádio, da importância de ter um bom
comportamento e obedecer às leis de trânsito, a fim de evitar problemas, pois o trânsito
pode acabar tirando vida de pessoas inocentes, poluindo o meio ambiente e gerando
desentendimentos que ocasionam falta de respeito ao próximo.

3 JUSTIFICATIVA

A falta de respeito no trânsito é um dos problemas que as pessoas enfrentam em
seus deslocamentos diários. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito são inúmeras as
pessoas que morrem e ficam feridas por acidentes de trânsito no Brasil, a maioria desses
acidentes acontece por falta de respeito. Nos últimos anos, milhares de pesquisas têm sido
realizadas no mundo visando a descobrir quais os verdadeiros fatores desencadeadores da
agressividade e da violência no trânsito.
A educação é um ponto importante que deve ser levado em consideração para a
solução de problemas de violência no trânsito brasileiro. Com toda a modernidade no
controle das infrações, só o motorista consciente e responsável irá, independente de
qualquer ameaça, apresentar um comportamento civilizado no trânsito. Falta ao motorista à
prática da cooperação e da gentileza que, no trânsito reflete em desrespeito ao próximo,
competitividade exagerada e inconseqüentemente a prática de sempre levar vantagem em
tudo.
Segundo Fernando Pedrosa, podemos comparar o trânsito à arena onde os romanos
antigos se divertiam de forma sádica. Ao vestimos nossa armadura - o carro - nós nos
tornamos poderosos, imbatíveis quase imortais. Outro condutor e até mesmo o indefeso
pedestre, são os nossos adversários que devemos abater violentamente e sem piedade. É
este o comportamento geral que, inconscientemente, envolve o motorista imprudente e
agressivo. É importante compreender que toda a sociedade deve estar comprometida com a
cidadania e a qualidade de vida em busca de um trânsito civilizado e sem violência.
A criação deste spot é um modo de conscientização de respeito no trânsito, e
baseou-se na ideia sobre rádio de Mcleish (2001, p.15), “Trata-se de um meio cego, mas
que pode estimular a imaginação, de modo que logo ao ouvir a voz do locutor o ouvinte
tenta visualizar o que ouve, criando na mente a figura do dono da voz.” Esta afirmação vem
para comprovar a eficiência deste meio, através da sua grande capacidade de apelar
diretamente á imaginação. O rádio tem sua diferença com a televisão, em que as imagens
são limitadas pelo tamanho da tela, as imagens do rádio podem se tornar do tamanho que o
ouvinte quiser.

4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

Segundo Júlia Lúcia da Silva (1999), o rádio teve que desenvolver técnicas para que
afirmassem a identificação e a memorização de sua mensagem:
O texto do spot torna-se a melhor expressão da linguagem radiofônica por ter que,
a partir de poucas palavras, articular conceitos e idéias sobre um produto, serviço
ou instituição. Por ser um texto elaborado para ser veiculado em um canal
essencialmente acústico, a imagem sonora do que se pretende apresentar não pode
ser obtida em uma combinação de signos — letras e palavras — que se dá alheia
ao tempo, pois, se por um lado, a inscrição temporal confere efemeridade à
palavra radiofônica, por outro, lhe fornece uma das mais significantes matérias. O
tempo lhe fornece a possibilidade de ser explorada através do ritmo, que no caso
do texto verbal-escrito pode ser obtido também através de repetições, interações,
assonâncias e rimas, mas, principalmente, a partir da exploração da palavra como
um signo não-arbitrário que pode revelar/apresentar no seu corpo sonoro
qualidade do objeto que deixa de ser representado para tornar-se presente
sonoramente.
Portanto seguimos os seguintes métodos e técnicas para a construção do spot:
4.1 Ritmo
Em busca da memorização e compreensão do que está sendo ouvido, é indispensável
que o texto tenha ritmo. Para isso observa-se que cada idéia deve ser construída em uma
sentença ordenada equilibradamente, garantindo assim fluidez ao texto.
Segundo Mcleish (2001, p.61), “O texto usado no rádio é uma fala armazenada.” Sendo
assim o texto foi produzido em cima de que se está falando diretamente com o ouvinte e
não apenas lendo para ele. Ao construir o texto procuramos decidir o que queríamos dizer
ao ponto de transformar pensamentos, palavras e ações em imagens mentais, elaboramos
uma lista de idéias em uma ordem lógica, usamos uma linguagem coloquial comum e
pontuação adequada para a locução sair clara, tudo em busca de atingir o público- alvo.
4.2 Plasticidade
A plasticidade é o que vai fazer com que o texto, ao ser oralizado, tenha aspectos
reais e passe toda atmosfera que deve ser transmitida.
4.3 Performance
É imprescindível que o locutor tente atuar segundo o texto, não fazendo apenas a
voz, mas com expressões corporais. Assim ele transmite de forma mais fidedigna o
conteúdo do texto, não apenas através da voz, mas das ações que o texto exige transmitir.
“Usando apenas a voz e recursos sonoros, você pode reproduzir o mundo”
(DOMINGOS, 2003, p.187). A locução bem feita é importantíssima no rádio, o locutor
deve pronunciar todos os pontos, vírgulas e silabas das palavras, abrir bem os dentes e os
lábios para os sons saírem bem definidos.
4.4 Efeito Sonoro
Geralmente explorado como elemento referencial do objeto que se pretende apresentar
verbalmente, seja através do aspecto narrativo ou descritivo.
No rádio para obter um impacto bem definido, os sons devem ser refletidos e
simplificados até chegar àquele mínimo que realmente transmite a mensagem. Segundo
Mcleish (2001, p.61), “São os efeitos que dão sentindo a toda cena”. Em busca de transmitir
a mensagem usou-se na produção do spot “Anima no Trânsito”: ambiente trânsito, efeito
motor de carro, efeito buzina insistente, efeito cuspida, efeito xingamento e trilhas neutras.

5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO

O spot “Animal no Trânsito foi um trabalho realizado no componente
curricular de Produção Publicitária em Rádio no ano de 2009, do curso de Comunicação
Social – Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina –
UNOESC. Na produção do spot não foram necessários investimentos, a sua produção e
edição foi na rádio da própria universidade, UNOESC FM. A locução foi do profissional da
própria rádio.


Este spot foi motivado por uma ideia aparentemente muito simples, a de criar algo
que resolve-se ou alerta-se a sociedade sobre algum problema social. O grupo precisou
pensar em algum assunto para ser abordado. Durante o processo criativo, apitou-se abordar
o desrespeito no trânsito.
O rádio é um veículo com um leque de possibilidades muito amplo. Tem o
diferencial de não impor nada visual ao público, apenas insinuar e fazer com que a
imaginação comece a trabalhar para compor as cenas do que é ouvido. O áudio deve fazer
com que o ouvinte seja transportado a um mundo que ele mesmo cria, mas isso somente é
possível quando há dedicação aos componentes do processo criativo de áudio, para que a
mensagem destaque-se de todas as informações auditivas que passam a todo momento,
além de ser compreensível e se fixar na mente do ouvinte

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOMINGOS, Carlos. Criação sem Pistolão. Editora Negócio, 2003.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica.
São Paulo: Summus, 2001.
ORTRIWANO, Gisele Swetlana. A informação no rádio. Summus, 1985.
PEDROSA, F.L.N. Educação para o trânsito: caminho para reduzir a violência no asfalto,
2009, Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso
em:http://www.estradas.com.br/sosestradas/articulistas/fernando/educacao.asp 08 abril.
2010.
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira. Rádio: a oralidade mediatizada – o spot e os elementos
da linguagem radiofônica. 2 ed. São Paulo: Anna Blume, 1999.